A nossa história
Como começámos e qual foi a história da nossa e-shop Cool-mania? Aqui tentaremos contar como tudo começou de 2010 até aos dias de hoje :) Então sente-se e leia o caminho que percorremos e o caminho que ainda estamos a percorrer. Não estaríamos onde estamos agora sem o seu apoio.
Estes somos nós no início da nossa jornada :)
Era o ANO de 2010...
Este ano foi para a nossa equipa o ano de criação do site Cool-mania. Começámos num espaço modesto e pequeno de 3 escritórios e um armazém, no sótão, onde nos meses de verão era como o deserto do Sahara :) Mas graças ao entusiasmo que depositámos nele, assumimos como um desafio, que o começo é difícil e por isso não desistimos apesar do calor ou do pouco espaço. E foi assim que ficou o nosso escritório na foto abaixo.
Assim era a primeira versão do site COOL-MANIA
Conseguimos e, apesar das condições mais difíceis e do espaço menor, criámos a primeira versão do e-shop de 2010, onde realmente tínhamos apenas alguns produtos, iniciámos o sistema de pedidos e o envio de mercadorias. Até então, o nosso site só funcionava para 3 mutações de idioma. Mesmo assim, houve muito trabalho, principalmente para apanhar todas as “moscas ou insectos” como lhe chamamos, que podem ocorrer durante o trabalho diário na e-shop, para gerir o sistema de encomendas, expedição, reposição de stock, e economia e obrigações de faturamento. Aprendemos tudo enquanto administramos o e-shop :)

ANO 2011
Para ganhar notoriedade e visibilidade da nossa e-shop e captar a atenção de novos clientes, estabelecemos como objetivo visitar festivais de música locais, como BEEFREE 2011, DOWNLOAD festival ZV, etc. Conseguimos coletar contatos iniciais muito importantes e obter feedback dos clientes e, também com base nisso, ampliámos o nosso segmento de produtos oferecidos, que inicialmente era composto apenas por produtos de LED, como camisetas iluminadas, cintos iluminados, produtos para festas e outros.
ANO 2012
Neste ano de 2012, concentrámo-nos principalmente em expandir o sortido de cerca de 100 produtos para cerca de 300 produtos, ainda que tivéssemos de nos limitar a pequenos espaços de armazém com cerca de 60 m2. Foi algo bastante difícil, pois novas e novas caixas de mercadorias chegavam quase diariamente e mal tínhamos espaço para onde nos mover. Tivemos de encontrar algum tipo de sistema porque as caixas e mercadorias quase nos expulsaram do escritório, mas fizemos tudo com amor e ainda nos divertimos :)

ANO 2013
Chegou o momento em que sabíamos que tínhamos de ir mais longe e encontrar novas parcerias, novos produtos e decidimos visitar feiras de eletrónica em Hong Kong. As exposições foram um grande benefício para nós, ajudaram-nos a orientar-nos no grande mundo dos negócios. Foi uma oportunidade de conseguir novos contatos para parceiros de negócios, e ganhámos uma visão ainda maior sobre novos produtos inovadores, tendências e o que está “IN”, assim como o que poderíamos começar a vender no nosso site. E, depois de recolher contatos e informações sobre fornecedores, começámos a lançar outros tipos da nossa gama de produtos, como câmaras, espiões ou vários gadgets interessantes ou indispensáveis.
O nosso CEO Mário na grande exposição em Hong Kong

ANOS 2014-2015
Nestes anos 2014 - 2015, decidimos certificar-nos com o sistema de gestão da qualidade ISO 9001. Para ganhar ainda mais a confiança dos nossos clientes, decidimos implementar o sistema de gestão da qualidade ISO 9001 e mapear todos os processos desde a recepção de encomendas até ao envio de mercadorias, o procedimento de reclamações, etc., e os seus próprios procedimentos necessários para os resolver. É definitivamente um passo para aumentar a competitividade e credibilidade da nossa empresa também no cenário internacional.
ANOS 2016-2018
Os anos 2016 - 2018 foram decisivos para nós em termos de criação de um site Cool-mania completamente nov , acrescentando muitas funções e expandindo as versões de idiomas para 20 (atualmente temos até 38). Também nos concentrámos em adicionar novos produtos, dos quais já tínhamos cerca de 2.000 naquela época (atualmente mais de 5.000). Novos produtos de diversas categorias como a secção auto moto, onde obtivemos cooperação com fornecedores de câmeras e sistemas de reversão de alta qualidade. A categoria de produtos espiões, gadgets, itens indispensáveis e até itens de festa também se expandiu. Adicionámos uma nova categoria de beleza e atividades ao ar livre, que imediatamente encontrou os seus fãs.

ANO 2019
2019 foi um ano chave para nós em termos de mudança para novas instalações. Chegámos a uma fase em que já não tínhamos local para armazenar mercadorias dos nossos fornecedores e foi literalmente necessário mudar para novas instalações próprias. Não só a nossa gama de produtos cresceu, mas também a nossa equipa de 8 cool-maníacos :) Por isso tivemos de procurar instalações maiores. E assim fomos conhecer o novo armazém com escritórios e sala de embalagem, onde pudemos imaginar a nossa futura operação e conseguimos :) Veja por si mesmo.
Proposta original – visualização do showroom
No início era apenas um local vazio, mas com grandes possibilidades de funcionamento e, como passamos muito tempo a trabalhar, tivemos também de pensar em como adaptar e harmonizar o funcionamento do e-shop com as condições para o conforto das pessoas que ali trabalham, bem como os clientes que virão ver e comprar pessoalmente os produtos. E assim preparámos uma visualização inicial de como ficariam os espaços de trabalho, armazém, escritórios, equipamentos sociais, cozinha e showroom, que servirá não só como zona de entrada para clientes, mas também como apresentação dos nossos produtos. Assim, tivemos uma visão e os preparativos para a reconstrução puderam começar.
E começamos a reconstruir...
Primeiro, começaram a ser remodelados os espaços interiores, divisórias de escritórios, showroom, armazém, etc. Paralelamente, tivemos de tratar da instalação de instalações elétricas, ar condicionado, recuperação, azulejos, pavimentos, instalações sanitárias, etc. Mais tarde, foi altura de preparar as áreas de armazenamento, empilhando prateleiras para as mercadorias em dois pisos. Além disso, os escritórios foram mobilados desde mesas e cadeiras de escritório, passando por computadores, impressoras, telefones, material de escritório e até canetas nas mesas :)
Não nos esquecemos da publicidade do local...
E tudo isto aconteceu mantendo o funcionamento diário do e-shop nas antigas instalações, pois tínhamos de manter o bom fluxo de encomendas e envio de mercadorias para os nossos clientes. Não poderia faltar a modificação dos espaços exteriores, a colagem de películas publicitárias para que as pessoas nos pudessem encontrar na nova morada :)

E, por último, a mudança da empresa e do armazém para novas instalações
E isso foi um caos total, porque o funcionamento do e-shop nas novas instalações teve de ser adaptado à mudança (na época mais movimentada do Natal) e ao mesmo tempo ao transporte de milhares de artigos e à triagem e armazenamento de mercadorias nas prateleiras tiveram de ser coordenadas. Tudo isto a par do normal funcionamento da e-shop e processamento de encomendas, o que parecia impossível, mas também conseguimos :)





Conseguimos! A empresa mudou, a grande comemoração e vamos em frente :)
ANOS 2020 - até o presente
E é assim que a nossa empresa está hoje quando nos visita :) Conseguimos, apesar de um período muito difícil quando chegaram os maus momentos do Covid-19 em 2020, que obrigou a nossa empresa a encerrar por algumas semanas e foi realmente sentida no número total de pedidos.
Lutámos como todos, esperávamos por um amanhã melhor e tentámos constantemente seguir em frente e trazer cada vez mais produtos e melhorias para vocês.